Documento sem título
 
QUEM SOMOS
Conheça a ONG
Bicho Legal
 
 
SERVIÇOS
Saiba como podemos ajudar
 
 
SAÚDE ANIMAL
Alimentação, vacinação, cuidados gerais...
 
 
GUIA PRÁTICO
Acesse e conheça nosso guia
 
 
     
     
 
Notícia - Posso dar leite para cadela amamentando? Descubra aqui! Posso dar leite para cadela amamentando? Descubra aqui!

Você sabia que dar leite para uma cadela amamentando pode ser perigoso? Descubra as razões e quais opções de alimentos são saudáveis oferecer ao seu animal.

Afinal, cadela amamentando pode beber leite?

O leite é um alimento indispensável na alimentação de todos os seres vivos, certo? Nem sempre! Neste artigo, você descobrirá que o leite não é bem-vindo para alguns cães, como cadelas amamentando, e as causas dessa restrição. Ou seja, você saberá a fundo tudo sobre o mito que afirma que uma cadela pode beber leite enquanto amamenta.

Várias pessoas acreditam que oferecer leite para uma cachorrinha pode fazê-la gerar mais líquido para seus filhotes mamarem. Entretanto, essa informação não é válida! Beber leite pode causar desconfortos estomacais, entre outros problemas. Confira aqui quais são eles e como proporcionar uma alimentação segura e adequada ao seu animal.

Por que não posso dar leite para cadela amamentando?

Você sabia que o oferecimento de leite pode causar mal-estar em cadelas grávidas? Descubra a seguir porque oferecer leite a uma cadela que está em fase de amamentação pode ser perigoso.

Cães geralmente são intolerantes à lactose

O leite é um alimento rico em cálcio, fósforo e potássio. Contudo, ao ser ingerido por alguns cachorros, pode causar desconfortos estomacais.

A intolerância à proteína do líquido faz com que o organismo não consiga processar os derivados do leite. Em cães que produzem menos lactase, o líquido pode causar diarreias, flatulências, vômitos e dores.

Leite acarreta problemas intestinais

É importante ressaltar que o leite não faz bem a todos os seres vivos sempre. Nos cachorros, uma pequena quantidade já pode afetar a saúde do animal, principalmente se for uma cadela grávida. Embora não seja em todos os cães, as substâncias do leite podem trazer problemas ao sistema digestório de alguns deles. Os resultados são cólicas, gases e, mais raramente, até alergias.

A intensidade dos sintomas varia de um cachorro para outro, assim como a medida em que a bebida é ofertada ao animal. É importante frisar que, assim que o desconforto for notado, o líquido deve ser suspenso. Ao longo prazo, ele pode acarretar doenças irreversíveis.

Pode causar supernutrição

A supernutrição é o consumo de nutrientes além do que o organismo deve ingerir. Sendo assim, pode ser tão perigosa quanto a subnutrição. Sobrecarregar o corpo do cachorro com esses componentes pode ser tóxico.

A ingestão do leite causa supernutrição devido à rica presença de proteínas. O excesso desses nutrientes traz riscos à saúde do animal pela alta do colesterol e, com isso, gera maiores chances de obesidade. Ambas são doenças silenciosas e crônicas. Além disso, o excesso de peso traz consigo possíveis problemas cardíacos, respiratórios e ortopédicos.

Confira a matéria aqui

Fonte: Guia Animal



 
Documento sem título
Copyright © 2012 - 2014
Todos os direitos reservados