Documento sem título
QUEM SOMOS
Conheça a ONG
Bicho Legal
 
NOTÍCIAS
Artigos e curiosidades
 
SERVIÇOS
Como podemos ajudar
 
SAÚDE ANIMAL
Alimentação, vacinação, primeiros socorros...
 
MAUS TRATOS
Como agir e quem procurar
 
GUIA PRÁTICO
Acesse e conheça nosso guia
 
     
     
 
Notícia - COLETIVA IDENTIFICAÇÃO ANIMAL - PROJETO BICHO LEGAL E MAXI SHOPPING JUNDIAÍ COLETIVA IDENTIFICAÇÃO ANIMAL - PROJETO BICHO LEGAL E MAXI SHOPPING JUNDIAÍ

Com o objetivo de diminuir o número de animais nas ruas, o Grupo Jundiaiense de Voluntários para a Proteção dos Animais e do Meio Ambiente - “Projeto Bicho Legal” divulgou, em coletiva realizada quinta feira (13/12) no Maxi Shopping Jundiaí, suas ações para 2013, visando proteger, cada vez mais, nossos amigos de quatro patas.
Um dos procedimentos de fundamental importância será a implantação da identificação animal. A partir de 2013 todo animalzinho adotado na ONG levará consigo a coleira e a medalha contendo dados da ONG e a numeração sequencial de identificação. Assim, em caso de perda do bichinho de estimação, as chances de devolvê-lo ao lar ampliam-se consideravelmente. E, para auxiliar nesse processo, o Maxi Shopping doará um notebook e R$ 2000,00 (para compra de coleiras e medalhas).
Através de pesquisas e dados estatísticos foi possível constatar que a população estimada de animais em Jundiaí é de 1 cão para cada quatro habitantes e de 1 gato para cada 16 habitantes, ou seja, aproximadamente 92 mil cães e 23 mil gatos. Dessa quantia, 5% estão abandonados ou perdidos nas ruas, totalizando 5,8 mil animais entre cães e gatos. Todavia, a reprodução ao longo de 7 anos pode gerar, através de 1 casal de cães e seus descendentes, 67 mil filhotes; e, através de 1 casal de gatos e seus descendentes, 420 mil filhotes (Fonte: Método utilizado pelo Instituto Pasteur para estimativas de animais nos Municípios; Base Populacional: aproximadamente 370 mil habitantes IBGE/10).
Estima-se que 70% desse total estejam perdidos e somente 30% abandonados. Mediante esse contexto, a ONG busca amenizar a situação através da realização de campanhas de adoção em parceria com o Maxi Shopping Jundiaí. Até novembro de 2012 aconteceram 26 feirinhas, proporcionando lares para 700 animais, com estimativa de chegar a 720 animais doados, se considerarmos a última feira de adoção que será realizada no dia 16/12/12.
A entidade atua também em ações pautadas nos pilares do Bem Estar Animal com atividades voltadas para orientações em casos de maus tratos, palestras e conscientização da população a respeito da posse e propriedade responsável, campanhas educativas, mutirões de castração, passeio canino, encaminhamento para procedimentos veterinários a baixo custo e portal de utilidade pública na Web. Atualmente o portal conta com mais de 10 mil acessos por mês (Fonte: Locaweb), tornando-se uma das principais ferramentas de informação e serviços da região no tocante a questão animal.
Diante do sucesso das feirinhas realizadas no Maxi Shopping Jundiaí, a ONG divulga as datas para 2013: 27/01; 24/02; 31/03; 28/04; 26/05; 30/06; 28/07; 25/08; 29/09; 27/10; 24/11; 15/12. Informações adicionais, consulte o site e o Portal de Serviços da ONG na Web.
Informações adicionais acesse www.projetobicholegal.com.br
 
Documento sem título
Copyright © 2012 - 2014
Todos os direitos reservados