Documento sem título
 
QUEM SOMOS
Conheça a ONG
Bicho Legal
 
 
SERVIÇOS
Saiba como podemos ajudar
 
 
SAÚDE ANIMAL
Alimentação, vacinação, cuidados gerais...
 
 
GUIA PRÁTICO
Acesse e conheça nosso guia
 
 
     
     
 
Notícia - Vira-lata auxilia no tratamento de criança com doença rara Vira-lata auxilia no tratamento de criança com doença rara

Há quem diga que o cachorro é o melhor amigo do homem. Em alguns casos, ele é muito mais que isso.

Elas são um chamego só. Vivem grudadas. KK e JJ se conheceram dois anos e meio atrás, quando a vira-latas foi resgatada de um abrigo.

Mas não se engane: raça é o que não falta a JJ, que já salvou a vida da dona muitas vezes.

KK tem sete anos. Quando tinha só oito semanas de vida, os pais descobriram que ela sofria de uma doença rara. A mastocitose provoca sintomas semelhantes a reações alérgicas graves que podem comprometer os aparelhos digestivo, respiratório e outros órgãos.

A crise chega sem avisar e pode matar KK se ela não tomar o remédio imediatamente.
Um dia, os médicos nos alertaram que seria muito perigoso para ela frequentar a escola. Nós ficamos muito tristes. Aí um dos nossos cachorros pulou no colo do John e ele brincou: será que você não poderia cuidar da nossa filha na escola, conta Michelle Krawczyk, mãe de KK.

A mãe da KK ligou para praticamente todas as instituições nos Estados Unidos que fazem treinamento de cães. E de todas ouviu a mesma resposta: sua filha é muito nova pra ter um cão de serviço. ou: não temos experiência nesse tipo de doença. Mas a Deb aceitou o desafio, e o trabalho levou um ano.

Eu já treinava cães para pacientes com diabetes. Os cães sabem quando os donos ficam com o nível de açúcar do sangue fora do padrão, explica Deb Cunningham.

Sempre que KK tinha uma reação alérgica, Deb colhia amostras da saliva da menina num pedaço de algodão e depois espalhava pela casa, até JJ conseguir encontrá-las pelo cheiro.

Nós não sabemos exatamente qual substância da saliva da KK que a JJ consegue farejar, mas os cães têm um faro excepcional. Uma característica que a tecnologia ainda não conseguiu imitar, diz Deb.

Durante a gravação dessa reportagem, KK começou a ter uma crise. Ela estava pálida, calada. Mas ninguém percebeu nada até JJ ficar agitada. Depois de dar o alerta, a cachorrinha abriu a porta do armário e levou o remédio até a mãe. Todos respiraram aliviados.

No início do ano, JJ estava com a nossa filha dentro de um quarto de hospital. Eu estava no corredor, quando JJ apareceu correndo e me alertou. Imediatamente a enfermeira pegou a medicação. A cachorrinha até subiu na cama para acordar KK, que já estava com a respiração comprometida, lembra a mãe.

Na semana passada, KK teve que passar por um procedimento por uma infecção nos rins. JJ recebeu autorização até pra sala de cirurgia! Sempre atenta, o tempo todo. JJ só descansou quando a amiga estava no quarto, sã e salva.

A mãe agradeceu tanta fidelidade. O doutor Patrick Seed , responsável pela cirurgia e pesquisador da universidade Duke - uma das mais importantes dos Estados Unidos, permitiu a presença porque confia no faro dela.

Fantástico: Os animais têm mesmo essa habilidade?

Sim, com certeza. Muitos anos antes da JJ aparecer, já sabíamos de cães que podiam identificar mulheres com câncer de mama apenas pelo cheiro da urina, afirma o médico Patrick Seed – Pesquisador.

Agora você vai conhecer Metta, uma golden retriever desajeitada, mas muito responsável.
Christopher tem diabetes. De repente, Metta tenta chamar a atenção do dono.

Ele não responde, mas ela não desiste.

Metta pega o kit e Christopher confirma: o nível de açúcar estava baixo demais.

Antes da Metta eu vivia doente porque era muito difícil controlar a diabetes, fui internado várias vezes. Com ela tudo ficou mais fácil, agora eu consigo manter as minhas taxas num nível normal, explica Christopher Smith.

Como cães de serviço, eles acompanham o dono pra todos os lugares.

A JJ, por exemplo, vai para escola todo dia. E fica descansando, mas sempre alerta.

É claro que na primeira semana foi difícil controlar a turma. Todo mundo só queria saber de brincar. Mas agora as crianças já estão acostumadas à presença da JJ. E elas sabem que a cachorrinha não pode ser incomodada porque está trabalhando.

KK não poderia estar mais feliz, levando uma vida normal.

Eu queria ter um milhão de cachorrinhos. Quando crescer quero ser veterinária de cães de serviço e também artista e médica para cuidar de pessoas e animais, adianta KK.

E quando perguntamos quem é sua melhor amiga, ela garante que é JJ.

(Reportagem publicada em 05/01/14 no site - http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/01/vira-lata-auxilia-no-tratamento-de-crianca-com-doenca-rara.html)
 
Documento sem título
Copyright © 2012 - 2014
Todos os direitos reservados