Documento sem título
 
QUEM SOMOS
Conheça a ONG
Bicho Legal
 
 
SERVIÇOS
Saiba como podemos ajudar
 
 
SAÚDE ANIMAL
Alimentação, vacinação, cuidados gerais...
 
 
GUIA PRÁTICO
Acesse e conheça nosso guia
 
 
     
     
 
Notícia - Volkswagen se compromete a abolir testes em animais Volkswagen se compromete a abolir testes em animais

Em uma carta divulgada nesta segunda-feira (04/06/18) pela organização em defesa dos animais PETA, a companhia automobilística alemã Volkswagen promete que não usará mais animais em testes de efeitos de emissão de gases na atmosfera.

“Projetos de pesquisas e estudos devem estar sempre balanceados com considerações de questões éticas e morais,” disse Herbert Diess, o chefe executivo de produção dos carros. “A Volkswagen explicitamente se distancia de todas as formas de exploração animal. No futuro, nós iremos acabar com todos os testes em animais, desde que não tenham razões urgentes – como legais – que os tornassem necessários.”

Apesar de ter questionado as práticas e os abusos cometidos aos macacos, Diess também afirmou em sua carta que, mesmo antiéticos, os testes não foram contra as leis dos Estados Unidos, onde eles eram realizados.

A briga vem de longa data, e envolve bem mais polêmicas: há cerca de cinco meses, a ONG acusou a empresa de testar os efeitos da emissão do diesel na atmosfera espirrando o gás dentro de uma câmara fechada, com 10 macacos dentro.

Começou então uma campanha para que estes experimentos fossem banidos, mas a empresa, no momento, já lidava com outras graves acusações – envolvendo o diesel e a emissão de gases estufa na atmosfera, o mesmo que testavam nos animais.

De acordo com informações do jornal The New York Times, a Volkswagen montou de forma ilegal o software de milhões de carros para parecer que eles estavam dentro dos padrões de poluição. O problema é que, além da trapaça inicial, isso ainda alterou a percepção das pessoas de uma maneira geral sobre o quanto o diesel é danoso para a atmosfera.

Muitos passaram a optar por esse combustível, altamente prejudicial e que tem sido cada vez mais restringido em diversos países, por acreditarem nos estudos realizados pela empresa – que é a maior do ramo em toda a Europa.

Até agora, por conta do envolvimento neste escândalo, a Volkswagen já pagou mais de U$ 25 bi em multas e danos civis. Dois executivos foram sentenciados à prisão, e vários outros estão enfrentando processos jurídicos.

Proibir os testes em animais é apenas um passo em uma caminhada muito mais longa. A emissão de gases que intensificam o efeito estufa tem sérios prejuízos para o meio ambiente, como o aquecimento global que leva à extinção de diversas espécies animais.

05/06/2018 às 14:30
Por Bárbara Alcântara, ANDA
https://www.anda.jor.br/2018/06/volkswagen-abolir-testes-em-animais/
 
Documento sem título
Copyright © 2012 - 2014
Todos os direitos reservados